Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU - C_mpl_te


 
Se o nome do novo álbum dos brasilienses sugere que falta alguma coisa à banda, deve ser isso: falta você ouvir. A “feijoada búlgara”, como acabou definido o som quando do lançamento do primeiro álbum, continua em “C_MPL_TE”.

A diferença da estréia com “Idem” para este segundo álbum talvez seja a experiência. A estrada, a temporada fora do Brasil, a gravação anterior e, claro, o olhar e ouvidos precisos do produtor Carlos Eduardo Miranda, só lapidaram o que já era precioso.

As guitarras indie de “Indiferença”, “Lista de casamento” e “Falso retrato (u-hu)” - que mesmo assim não dispensam os outros elementos que os músicos exploram - puxam o álbum para o rock, mas é no resultado geral que se apóia o talento do grupo. Um talento que não cabe num rótulo porque não se limita. A música do Móveis se espalha.

Outro ponto alto do álbum são as letras das canções. Além de criativas e inteligentes, trazem um jogo de palavras e sentidos que fazem do som dos fonemas um elemento a mais na música da banda. Tanto no lirismo de “Descomplica” quanto no humor-crítica de “Cheia de manha” ou no tom grave de “Bem natural” isso fica prá lá de evidente.

Bem natural, aliás, é a maneira como grupo mistura naipe de metais ska, guitarras rock, alguma psicodelia, elementos chamados regionais, MPB, arranjos e a voz marcante de André Gonzáles.

Mas não é apenas na sonoridade que o Móveis mistura estilos. A banda também tem seu lado punk no que diz respeito ao manejo da carreira. No melhor estilo DIY (Do It Yourself, faça você mesmo), o grupo produz seu próprio festival, cria e vende suas camisetas, acessórios e álbuns e ainda organiza suas turnês.

Com a saída de Leonardo Bursztyn (guitarra) e Renato Rojas (bateria), hoje a banda conta com André Gonzáles (voz), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Gabriel Coaracy (bateria), Paulo Rogério (sax tenor) e Xande Bursztyn (trombone).

Imperdível, “C_MPL_TE” é fácil de ouvir porque sua melodia não se perde mesmo com tantos detalhes, arranjos, efeitos e elementos. É uma música ricamente elaborada mas extremamente acessível. [Fonte: www.territoriodamusica.com]

Assista, também, o CLIP que a banda em parceria com o IESB, os grafiteiros Kollors Kingz e a MTV Brasil. ELes fazem uma homenagem ao Dia do Grafite e ao aniversário de 40 anos Ceilândia. O evento foi transmitido ao vivo pela MTV e teve a participação da galera pelo Twitter.

O resultado? Veja o vídeo:



01. Adeus
02. Lista de casamento
03. O tempo
04. Cão guia
05. Descomplica
06. Café com leite
07. Pra manter ou mudar (a do piano)
08. Bem natural
09. Falso retrato (u-hu)
10. Cheia de manha
11. Sem palavras
12. Indiferença

<<DOWNLOAD AQUI>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário