Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CRIOLO DOIDO - Nó Na Orelha (2010)


“Nó Na Orelha” (2010) é o segundo disco de Criolo Doido, artista paulista que já percorreu (e conhece muito bem, obrigado) o hip-hop e o rap. Neste disco, pode-se dizer que ele está muito mais do lado do soul e samba do que de seu lado MC.
O disco foi produzido por Daniel e Marcelo Cabral e conta com músicas um tanto quanto dançantes e românticas. Arrisco dizer que o single “Não Existe Amor Em SP” seja, talvez, a maior prova de que Kleber Cavalcante Gomes, o Criolo, é um grande artista e compositor, a música é de uma sonoridade muito sutil. As canções desse álbum andam por SP, não tão “gritadas” como seu rap, mas mais discretamente intensas como ele provou ser seu soul, porém ele afirma que “Nó Na Orelha” é sim um disco de rap:
“A intenção rap não foi embora. A atitude vai sempre existir. ‘Freguês da Meia-Noite’ é um bolero rasgado que está contando a história de um cara que usa droga e só parou para pensar e falou que naquele dia não vai usar droga. Olha uma letra de rap aí”.

Criolo começou a fazer rap em meados de 1989, já foi educador, fundou uma casa destinada às atividades dos MC’s e concorreu a muitos prêmios. É tido como uma revelação, sendo muito respeitado por consagrados artistas, como Ney Matogrosso. Mesmo reconhecido, Criolo não afirma-se músico propriamente dito:
“Um dia pretendo ser músico, viu? Como diz meu pai, às vezes a gente não tem ritmo nem para andar. Não sei tocar nenhum instrumento, nunca fiz aula de canto, nada. Lutei muito e tive de provar para mim mesmo e para muita gente - não que eles tenham pedido, OK? - que tenho condições de expressar um pouquinho do que o meu coração diz.”
Não é o que dizem por aí...

*Post dedicado ao meu amigo Jean Al Fine, responsável por me apresentar às músicas de Criolo Doido. Obrigada Jean, combina com você (que é um aspirante a "CULT"). Hehehehehehe.

01. Bogotá
02. Subirusdoistiozin
03. Não Existe Amor em SP
04. Mariô
05. Freguês da Meia Noite
06. Grajauex
07. Samba Sambei
08. Sucrilhos
09. Lion Man
10. Linha de Frente

DOWNLOAD AQUI

Um comentário:

  1. Aí sim hein Maria Fernanda!
    Cult estilo largado no som alterna!!!
    uahoiuahouiahoha ;*

    ResponderExcluir