Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

OTTO - Certa Manhã Acordei De Sonhos Intranquilos (2009)




Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira (Belo Jardim, 28 de junho de 1968) é um cantor, compositor e percussionista brasileiro.

“Certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos”. Tomando emprestada a primeira frase do clássico livro “A Metamorfose”, de Franz Kakfa, o pernambucano Otto apresenta seu novo álbum, “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranqüilos”, o quarto álbum de estúdio de sua carreira solo.

O novo trabalho traz 10 faixas e pode se dizer que este é um disco de amor. Não de amor romântico e meloso, mas sim de um amor mais amplo, um amor fraterno e de devoção. O lado fraterno vem principalmente na brega e bela “Naquela Mesa”, regravação de Sérgio Bittencourt que narra as lembranças do filho sobre um pai ausente. O órgão dá um clima nostálgico e melancólico e o estilo de cantar de Otto traz à memória cantores como Agepê, Luiz Ayrão e Benito di Paula. Brega, mas bacana.

A devoção está presente na canção “Janaina”, homenagem à Iemanjá. Musicalmente esta pode ser uma reminiscência do tal manguebeat. Os tais batuques do estilo em que Otto começou sua carreira pouco aparecem neste trabalho. Felizmente.

“Crua” que abre o álbum, traz uma junção interessante de orquestra e instrumentos de percussão. “O Leite” traz a participação muito bem-vinda da cantora Céu que empresta sua voz suave para mais uma das canções com clima melancólico. Mas isso em nenhum momento se mostra algo negativo no álbum, pelo contrário.

Outra cantora convidada é a mexicana Julieta Venegas que canta em “Lagrimas Negras” e “Saudade”. Em “Meu Mundo” quem colabora é Lirinha, vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado. Esta faixa já flerta mais com batidas eletrônicas. Ainda na leva dos convidados participam Pupillo e Dengue, da Nação Zumbi, e Fernando Catatau, guitarrista do Cidação Instigado que atualmente tem aparecido bastante em produção de outros artistas.

“Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranqüilos” é um disco intenso e aparentemente bem pessoal. Resta saber que sonhos seriam estes dos quais Otto se libertou. (Fonte:
http://www.territoriodamusica.com/ )



01 - Crua
02 - O Leite (participação Céu)
03 - Janaina
04 - Meu Mundo
05 - 6 Minutos
06 - Lagrimas Negras (participação Julieta Venegas)
07- Saudade (participação Julieta Venegas)
08 - Naquela Mesa
09 - Filha
10 - Agora Sim

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog.
    falta o link e download desse aqui, obrigado desde já.

    ResponderExcluir