Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CURUMIN - Japan Pop Show [2008]



Não é de se estra­nhar que os norte-americanos des­co­bris­sem pri­meiro o som de Luciano Nakata, tam­bém conhe­cido como Curumin. Em 2006, junto com a banda The Aipins, ele fez mais de 20 cida­des pelos EUA, o que lhe ren­deu a venda de mais de 15 mil cópias de seu pri­meiro disco, Achados e Perdidos. Agora, o Brasil tem a opor­tu­ni­dade de conhe­cer seu som na sua nova emprei­tada musi­cal, Japan Pop Show, onde põe seu samba para dia­lo­gar com hip-hop, dub, dan­cehall e, sobre­tudo, soul.

De des­cen­dên­cia espa­nhola e japo­nesa, Curumin é um dos artis­tas bra­si­lei­ros a ter bons rela­ci­o­na­men­tos no exte­rior. Mas sua tra­je­tó­ria não anda em para­lelo com os hypes conhe­ci­dos como CSS e Bonde do Role. Seu novo disco será lan­çado pelo selo Quannum, lar de nomes impor­tan­tes do dub como DJ Shadow e Blackalicious. Não demo­rou para Nakata se tor­nar cult entre os gringos.

Recentemente, a atriz Natalie Portman esco­lheu uma música do Curumin para fazer parte de sua cole­tâ­nea no iTu­nes, e o show do South By Southwest, fes­ti­val que acon­tece anu­al­mente no Texas, teve o músico como uma das atra­ções mais badaladas.

Numa aná­lise mais apu­rada, pode­mos tomar per­cep­ções mais rea­lis­tas. Primeiro é de que seu pres­tí­gio cresce sobre­tudo pela eterna demanda estran­geira de sono­ri­da­des liga­das ao samba. Sem falar que Curumin já se decla­rou influ­en­ci­ado — não só — por Caetano Veloso e Jorge Ben, nomes que são quase um pas­sa­porte para a esfera cult de crí­ti­cos e fãs de música nos EUA. É de se notar que a cons­tru­ção da música do Curumin cos­tura dis­tan­tes refe­rên­cias, como a psi­co­de­lia, o funk, o afro­beat, rock e metal. Mas, o que se sobres­sai de tudo é uma nova pers­pec­tiva do samba, tra­zendo o gênero para a expe­ri­ên­cia mais pop que ele já teve.


[Fonte: http://www.revistaogrito.com/]

Ouça: Mistério Stereo

1. Salto No Vácuo Com Joelhada
2. Dançando No Escuro
3. Compacto
4. Magrela Fever
5. Kyoto
6. Japanpopshow
7. Mistério Stereo
8. Saída Bangú
9. Mal Estar Card
10. Caixa Preta
11. Sambito (totary Shock)
12. Esperança
13. Fumanchú

Nenhum comentário:

Postar um comentário